carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Sinoreg-ES, CNB/ES e Poder Judiciário deliberam propostas de melhorias das centrais eletrônicas dos serviços extrajudiciais

No dia 24, o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo – SINOREG-ES – e o Colégio Notarial do Brasil – Seção Espírito Santo – CNB/ES, representados por seus presidentes Márcio Valory Silveira e Rodrigo Reis Cyrino, respectivamente, acompanhados dos oficiais Fernando Brandão Coelho Vieira e Bruno Do Valle Couto Teixeira, do advogado Rodrigo Gobério Borba e do assessor da presidência Caio Ivanov, estiveram presentes em reunião com o juiz corregedor, Dr. Julio César Babilon, onde se deliberou sobre as propostas de melhorias e efetivação das centrais eletrônicas dos serviços extrajudiciais, cujo acesso é franqueado ao Poder Judiciário. 

Na oportunidade, o juiz auxiliar transpareceu as dificuldades enfrentadas no uso e acesso aos sistemas. Buscaram-se medidas que pudessem facilitar o uso das centrais, mostrando todas as suas funcionalidades, como exemplo da busca de certidões e conferência de registros, gerando otimização do trabalho cotidiano dos magistrados e seus auxiliares, além da economia de tempo e custos, à medida que toda troca de informação é feita eletronicamente com custo zero ao Poder Judiciário.  

Diversas propostas voltadas para o uso das centrais foram suscitadas de forma que fosse plausível colocá-las em prática, diante das limitações apresentadas. Entendeu-se por bem instituir o presente plano através de etapas, conforme se obtenha retorno positivo daqueles que utilizam o sistema.  Concluiu-se em primeiro momento, que o SINOREG-ES providenciará trabalho em conjunto com o setor de Suporte Técnico do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, disponibilizando um agente capacitado para instruir os juízes e seus auxiliares no emprego das centrais. 

Por fim, verificou-se que a reunião restou bastante frutífera, o magistrado demonstrou grande interesse e os oficiais satisfeitos. Mais uma vez as entidades agiram de forma plena em busca de melhorias que possam atingir não somente a classe dos notários e registradores, mas toda a sociedade.

Fonte: Sinoreg-ES