carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

ANB debate normas mínimas nacionais na 1ª edição do Projeto “Debates Notariais”

Evento transmitido ao vivo pelo Facebook contou com exposição detalhada dos tópicos envolvendo a função notarial.


 
O 1º Tabelião de Notas e Protesto de Barueri sediou, na última sexta-feira (16.02), a primeira palestra do Projeto “Debates Notariais”, promovido pela Academia Notarial Brasileira (ANB). Na ocasião, o desembargador Ricardo Henry Marques Dip, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), discorreu sobre o Esboço da Normativa Mínima Notarial do Conselho Nacional da Justiça (CNJ).
 
O Esboço da Normativa, solicitado pela então corregedora nacional da Justiça, ministra Nancy Andrighi, por meio da Portaria nº 65, de 21 de novembro de 2014, da Corregedoria Nacional de Justiça, foi idealizado e coordenado pelo magistrado paulista, para quem “o objetivo de se ter o mínimo necessário para que o bem comum seja cumprido com mais liberdade, com o mínimo de normas e com o máximo de liberdade”, destacou.


 
Durante sua exposição, Dip analisou o primeiro e segundo item da normativa, que envolve a influência positiva que os notários têm sobre a vida do cidadão, como ser um conselheiro jurídico e o poder da legitimidade da fé pública, garantindo a segurança e a imparcialidade na resolução dos atos.
 
Segundo o presidente da ANB, Ubiratan Guimarães, o debate com o desembargador Ricardo Dip é o primeiro de uma série de encontros a serem realizados pela Academia Notarial no Tabelionato de Barueri, que reunirão representantes do notariado de todo o País, visando a contribuir para o aprimoramento da atividade notarial no Brasil. 
 
Clique aqui e assista ao vídeo da 1ª edição do Projeto Debates Notariais.

Fonte: Assessoria de Imprensa