carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Autorizações Eletrônicas de Viagem são emitidas em todas as regiões do Brasil

Autorizações Eletrônicas de Viagem são emitidas em todas as regiões do Brasil

Cartórios de Notas nas cinco regiões do País realizaram a emissão da AEV em apenas três dias de operações do módulo. Ao todo, são mais de 225 tabelionatos cadastrados como emissores do ato

No terceiro dia desde o início da operação do módulo de Autorizações Eletrônicas de Viagem, o Brasil conta com emissões em todas as cinco regiões do País. A partir dos indicadores globais do e-Notariado, o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) contabiliza mais de 55 AEVs realizadas e 225 serventias cadastradas como emissoras do 1º documento notarial nato-digital brasileiro.

Com repercussão em todo o território nacional, desde as grandes emissoras de TV até os jornais regionais, a entrada em vigor do novo módulo AEV reúne mais de 70 matérias e reportagens publicadas em diferentes estados brasileiros, reforçando a disseminação da informação do novo serviço realizados pelos tabelionatos do Brasil.

Para a presidente do CNB/CF, Giselle Olvieira de Barros, um crescimento rápido das solicitações por Autorizações Eletrônicas de Viagem é esperado nas próximas semanas. “O conhecimento sobre o ato está se repercutindo em todo o País, com uma demanda inicial volumosa, que já indica a necessidade crescente da sociedade por soluções online”, diz ao convidar as serventias a serem emissoras de AEVs. “Precisamos atender essa demanda e integrar este novo serviço digital nas serventias, utilizando da capilaridade dos cartórios para disponibilizar a AEV com uma ampla rede de cartórios emissores”, conclui.

Até a publicação desta matéria, os estados que mais contam com emissores de AEVs são São Paulo (68), Minas Gerais (26), Rio Grande do Sul (17), Paraná (14) e Rio de Janeiro (14). Por enquanto, Alagoas, Roraima, Amapá e Tocantins são os únicos estados que não dispõem de cartórios cadastrados no e-Notariado para a realização dos atos.

Com 55 AEVs realizadas pelo País, todas as regiões já contam com ao menos um ato feito, como os estados de Mato Grosso e Goiás, no Centro-Oeste (7); Amazonas e Roraima, no Norte (4); Bahia, Pernambuco e Sergipe no Nordeste (9); São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo no Sudeste (28), e Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na Região Sul (7).

As solicitações de Autorizações Eletrônicas de Viagem são enviadas exclusivamente pelo e-Notariado apenas para as serventias cadastradas. Para realizar o cadastro basta habilitar o cartório dentro da plataforma e-Notariado, pela aba “Solicitações”. Veja o passo a passo:

Passo a passo para credenciamento do tabelião

Para ativar o recebimento de solicitações de autorizações eletrônicas de viagens feitas por clientes, acesse o módulo Fluxo de Assinaturas, depois selecione a opção Solicitações e clique no botão Habilitar Solicitações nessa organização.

Ative o seletor Autorização de viagem e clique em Salvar.