carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

CGJ/BA: CCI promove correições em Comarcas do Oeste Baiano

O Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Salomão Resedá abriu, segunda-feira (19), os trabalhos da correição de Formosa do Rio Preto, incentivando a colaboração de servidores e advogados com vistas à melhoria contínua da prestação jurisdicional. A Comarca fica localizada no oeste baiano, a 1.026 quilômetros de Salvador. É a mais distante da capital.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) atentou para a situação de Formosa do Rio Preto em relação a atrasos de processos e demora na realização dos atos. Assim, a Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI) mobilizou-se prontamente para resolver a situação e conta com a equipe de saneamento e baixa de processos para sentenciar feitos cíveis e criminais. À frente dos trabalhos está o Desembargador Salomão, Corregedor das Comarcas do Interior, acompanhado dos Juízes Auxiliares da CCI Paulo Roberto Oliveira e Antônio Maron Agle. A conclusão dos trabalhos está prevista para o final desta semana.

Em reunião com os advogados da região, o Corregedor ouviu as solicitações da categoria e comprometeu-se a adotar medidas saneadoras e encaminhar as diversas reivindicações, a exemplo da criação de um Juizado Adjunto. Além disso, esclareceu que um Juiz auxilia a digitalização de processos. O concurso de Juiz confirmado pela Presidência melhorará o serviço judicial para advogados e população.

Dentro da programação dessas correições, Santa Rita de Cássia foi contemplada também nesse dia. O Desembargador Salomão Resedá visitou cartórios da Comarca para conhecer as deficiências nas serventias e interagiu com os servidores e a população. Na oportunidade, foi realizado um levantamento de processos nas varas criminal e cível. Além disso, foram identificados pontos de melhoria na tramitação dos feitos, objetos de correção. Questões administrativas e funcionais também foram tratadas. A equipe da CCI, sob a liderança do Desembargador Salomão, também esteve nos cartórios extrajudiciais.

A correição envolve também os cartórios extrajudiciais e as visitas às cidades de Santa Rita de Cássia, Correntina, Santa Maria da Vitória, Luiz Eduardo e São Desidério.

Fonte: CGJ/BA