carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Clipping – Diário dos Campos – Paranaenses podem solicitar escritura de imóvel pela internet

Portal EscrituraSimples fica disponível 24h para acesso dos usuários

Solicitar uma escritura de transferência imobiliária sem sair de casa é realidade no Paraná. Por meio do portal EscrituraSimples, o cidadão realiza o pedido pelo computador ou celular, basta estar com acesso a internet. A ferramenta, desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB-CF), com o apoio de suas seccionais estaduais, tem o objetivo de facilitar a vida do usuário reduzindo os gastos com tempo e deslocamento até os tabelionatos de notas.

O notário e presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR), Angelo Volpi Neto, destaca que iniciativas como essa são muito importantes. "O portal agiliza a vida do usuário, que pode dar início ao procedimento a qualquer momento, de qualquer lugar, tudo de maneira remota. A partir daí, o serviço já está encomendado no cartório, que vai providenciar toda a documentação necessária para a elaboração da escritura", explica.

Com isso, o processo de solicitação foi reduzido para duas etapas. O primeiro passo consiste no acesso ao site, por parte do interessado, que precisará preencher dados básicos sobre o imóvel e as partes envolvidas na negociação (vendedor e comprador), escolher as certidões que deseja emitir e o tabelião, caso tenha um de preferência. A última etapa é a assinatura da escritura, que deve ser feita pessoalmente pelas partes no cartório ou em um local de escolha.
No dia da assinatura da escritura não é necessário levar nenhum documento referente ao imóvel, apenas os de identificação pessoal. "O próprio cartório vai localizar os documentos e as certidões e, depois, no momento da assinatura, será conferida apenas a identidade das partes", afirma o presidente da Associação. Volpi ressalta ainda que o site facilita o processo, mas mantém a segurança do ato, preceito base das atividades notariais.

No portal, ainda é possível acompanhar o andamento da escritura solicitada, por meio de um número de identificação do pedido. Além disso, a própria ferramenta calcula o valor aproximado do serviço com base nas certidões e a escritura solicitadas. Cartórios de outros estados também já aderiram à plataforma, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e o Distrito Federal.

O procedimento
O portal fica disponível para acesso 24 horas e para solicitar a escritura de transferência imobiliária basta seguir os passos abaixo:
1- Acessar o site escriturasimples.org.br e clicar na aba "Solicite sua escritura";
2- Preencher as informações sobre o imóvel e as partes;
3- Escolher o tabelionato e o escrevente de preferência, caso tenha;
4- Selecionar as certidões que deseja que sejam emitidas;
5- Acompanhar o andamento da solicitação por meio do número de identificação gerado após o pedido;

O cartório entrará em contato para agendar a data da assinatura do documento, quando a escritura estiver pronta.

Fonte: Diário dos Campos