carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Clipping – G1 – Araguaína tem mais de 30% dos imóveis irregulares, diz pesquisa (TO)

Na maioria dos casos faltam documentos como a escritura, por exemplo. Advogada acredita que custo de transferência dos documentos é um dos fatores que mais pesa.

Atualmente Araguaína tem mais de 48 mil imóveis, segundo o IBGE. Uma pesquisa divulgada recentemente mostrou que mais de 30% deles, pelo menos 15 mil, estão irregulares. Faltam documentos como a escritura, por exemplo. O motivo pode ser o peso que a burocracia tem no bolso de quem se muda.

"Não fica barato, você escriturar e registrar. Hoje na situação financeira em que nós estamos, que o Brasil está passando. Economiza um pouco segurando a regularização destes documentos", explica a advogada Cristiani Lins.

O agricultor Dalvo Pereira, que acaba de comprar uma casa, sabe bem disso. Ele gastou quase R$ 12 mil só para deixar tudo regular. "É caro? É caro porque você está fechando um contrato de compra. É necessário fazer para você se resguardar e ficar tranquilo. Isto é importante", diz ele.

Existe uma lei federal que está tentando ajudar na solução do problema. Registrar o imóvel pode trazer benefícios como empréstimos em bancos em que o bem pode ser usado como  

Fonte: G1