carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Clipping – Gazeta do Cerrado (TO) – Mudanças nas taxas de cartórios do Tocantins são aprovadas

A presidente da Assembléia Legislativa do Tocantins, deputada Luana Ribeiro (PSDB) encerrou oficialmente os trabalhos na casa.

O clima na casa de leis neste último foi um pouco tenso, considerando que a Polícia Civil esteve na Assembléia e prendeu três funcionários do gabinete do deputado Valdemar Junior (MDB).

Apesar da tensão, foi aprovado o Projeto de Lei que altera a forma de cobrança das taxas e os emolumentos cartorários. A promessa é de que os valores devem cair para os usuários.

Segundo o Juiz Océlio Nobre, que participou da redação do projeto, em alguns casos a redução pode ser de até 50% do valor cobrado atualmente.

Este projeto de Lei está na casa desde novembro de 2017 e foi uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado.

“A lei traz mais clareza com relação a forma de cobrança, pois existiam muitas dúvidas de atos exagerados praticados pelos cartórios. Agora a lei esta mais otimizada”, disse o Juiz.

A lei traz ainda uma mudança sobre a gestão do Funcivil (fundo destinado ao pagamento de atos gratuitos) que antes era gerido pelos cartorários e agora passa a ser administrado pelo Tribunal.

Além disso, o Juiz anuncia outra significativa mudança, que é o fato da nova Lei isentar o contribuinte da taxa de fiscalização judiciária e da contribuição para o Funcivil.

De acordo com o juiz, o atual regime de cobrança tem fomentado a informalidade, e a nova lei deve trazer as pessoas para a formalidade, garantindo mais segurança.

Fonte: Gazeta do Cerrado (TO)