carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Clipping – O Município – 2º Tabelião sanjoanense adota serviços inéditos a distância

Para amparar os cidadãos neste momento de pandemia do novo coronavírus, o 2º Tabelião de Notas e Protestos de São João da Boa Vista criou um método ágil e seguro para que seja possível providenciar escrituras e procurações sem a necessidade de sair de casa ou do escritório.

Em entrevista à reportagem, o tabelião Diego Pereira Machado, que assumiu o 2º Tabelião de Notas e Protestos em 2017, procura prestar um serviço de excelência aos clientes.

“Por causa da pandemia, a corregedoria nos autorizou a lavrar autos totalmente a distância. Assim, criamos meios virtuais para que os clientes solicitem, recebam orçamento, enviem documentos, leiam, paguem e assinem escrituras e procurações”, informou.

Hoje em dia é possível realizar todos os procedimentos online. Diego relatou como fazer no tabelião sanjoanense: “os clientes podem procurar o tabelião de sua confiança e ver se ele tem estrutura para fazer atos a distância. Caso nos procure, é possível dar início por e-mail, no segundotnp@gmail.com, ou pelo nosso novo e moderno sistema de recepção, no www.2cartorio.net/e-recepcao”.

FUTURO

As medidas começaram a ser tomadas quando teve início da pandemia, mas o cartório pretende manter este tipo de serviço quanto tudo voltar ao normal.

“Se houver uma autorização da corregedoria, pretendemos continuar, pois são muitos benefícios, perde-se menos tempo e, desta forma, os corretores, advogados, contadores, despachantes, construtores e demais clientes têm mais tempo para suas atividades profissionais, não precisando ir fisicamente ao cartório. É possível fazer escrituras de compra e venda, permuta, doação, inventário, procurações e outras”, reforçou.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Atualmente, o atendimento ao público é das 9h às 13h, com medidas de prevenção, como uso obrigatório de máscaras, controle de entrada e álcool em gel. Depois das 13h só com hora marcada e em casos urgentes. Mas as escrituras a distância não precisam ser nesses horários.

“Para nós foi um momento de mudança; tivemos que nos encaixar. Toda crise traz ensinamentos e nós queremos evoluir e aprender com a crise; acreditamos que precisamos nos cuidar e cuidar dos clientes, mas o Brasil não pode parar, a nossa Nação é maior que qualquer vírus e qualquer disputa política. Acreditamos no trabalho com prevenção e responsabilidade”, ratificou.

“SIMPLES, EFICAZ E PRÁTICO”

A advogada Larissa Fabrini Debonis, de São Paulo (SP), utilizou o novo serviço na quarta-feira (20). Em entrevista ao O MUNICIPIO, ela disse ser um meio simples, eficaz e prático, sem contar que não há necessidade de deslocamento até o cartório para realizar o ato.

“O procedimento é simples e sem complicação, iniciou com uma reunião por aplicativo, na qual o escrevente faz a leitura da escritura, seguida da concordância das partes. Depois, ambos assinam a escritura definitiva por meio do certificado digital e devolvem ao cartório. A reunião ficará gravada nos registros”, explicou.

Larissa também notifica que certamente esse serviço será utilizado em larga escala, assim como muitas outras ferramentas adotadas no cenário atual que o cidadão vive.

“Acredito que a assinatura digital de documentos se tornará uma tendência, diante da facilidade e agilidade do procedimento”, pontuou.