carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

CNB/AM e CNB/CF realizam live sobre Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados

CNB/AM e CNB/CF realizam live sobre Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Amazonas (CNB/AM) e o Conselho Federal realizaram, nesta segunda-feira (23), Live Notarial para apresentar as funcionalidades da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec).

A presidente do CNB/AM, Juliana de Sá Fioretti, a coordenadora da Censec, Martta Queiroz, o diretor de TI do CNB/CF, Marcos de Paola, e o assessor jurídico do CNB/CF, Rafael Depieri, com a participação especial da presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira de Barros, apresentaram aspectos técnicos e jurídicos da plataforma que congrega dados sobre a existência de testamentos, procurações e escrituras públicas de qualquer natureza, inclusive separações, divórcios e inventários, lavradas em todos os Cartórios de Notas do Brasil.

Na abertura dos trabalhos, a presidente do CNB/CF deu boas-vindas aos novos tabeliães amazonenses que foram aprovados em concurso colocou o Conselho Federal à disposição para dúvidas e perguntas. “Sempre ressalto o compromisso que o CNB/CF tem com as Seccionais, mantendo forte um censo de união e prestando o melhor atendimento possível aos notários brasileiros”.

Em seguida, Juliana de Sá Fioretti, presidente do CNB/AM, comentou sobre a importância da base de dados e da integralização das serventias à Central, assim como a continuidade de envios rotineiros à Censec. “Temos, atualmente, alguns déficits de serventias que ainda não cumprem com todos os envios em prazos corretos. Por isso, reforçamos o respeito às datas de envio de informações a esta base de dados para que a Censec continue sendo reconhecida pela população, pelos tabeliães, pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário, que cotidianamente realizam diversas consultas”.

Na oportunidade, Rafael Depieri lembrou que a Central, assim como seus prazos de envio de dados e suas funcionalidades, estão regulamentados no Provimento nº 18/2012, do Conselho Nacional de Justiça. “A criação da Censec está embasada em um árduo trabalho entre o CNJ e o CNB/CF, a fim de estabelecer esta importante ferramenta aos órgãos do Poder Público e para notários de todo o Brasil”.

Marcos de Paola e Martta Queiroz prosseguiram a reunião com uma demonstração técnica sobre a utilização da plataforma, suas ferramentas e funcionalidades. A coordenadora apresentou a divisão de centrais da Cencec, com o Registro Central de Testamentos Online (RCTO), a Central de Escrituras de Separações, Divórcios e Inventários (CESDI) e a Central de Escrituras e Procurações (CEP). O diretor de TI demonstrou os diferentes métodos de envio de dados pelas serventias, seja com ferramentas automatizadas e softwares de gestão de cartórios, seja manualmente com o preenchimento de documento Excel exportado para Txt.

Ao final da live, Giselle de Barros agradeceu a dedicação dos profissionais que escolheram o caminho do notariado e que estão dispostos a cumprirem com as responsabilidades incumbidas à classe

Reveja a live notarial promovida pelo CNB/AM clicando aqui.