carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

CNB/CF apresenta e-Notariado em cerimônia de posse de notários bolivianos

La Paz/ Bolívia – A convite da Associação Nacional dos Notários da Bolívia, o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal integrou a cerimônia de posse de 202 tabeliães bolivianos para a região de La Paz, Santa Cruz de La Sierra e Sucre na última quinta-feira (25/05).

Representante do CNB/CF, o vice-presidente da entidade e conselheiro internacional José Renato Vilarnovo marcou presença no curso de capacitação pré-posse dos novos profissionais que ocorreu em La Paz, com palestra sobre o tema: e-Notariado e os principais aspectos práticos e jurídicos da realização de atos notariais eletrônicos. Ao seu lado, integraram a mesa de debate a presidente da Associação de Notários da Bolívia, Roxana Ríos, e a presidente da Seccional de La Paz, Paola Rodrigues.

Durante a cerimônia solene, Vilarnovo apresentou o funcionamento básico do fluxo de assinaturas online, base de estruturação da plataforma, e comentou os principais aspectos do Provimento nº 100/2020, do Conselho Nacional e Justiça, para a aplicação da Fé-Pública notarial em ambiente virtual. Ao longo da apresentação, o vice-presidente do CNB/CF também debateu a regulação dos atos à distância e a importância do desenvolvimento de novas tecnologias para “a ampliação da relevância da atividade na sociedade do país”, explicou.

Para a presidente do Notariado Boliviano, Roxana Ríos, o exemplo brasileiro mostra que é possível um trabalho conjunto dos profissionais notariais a fim de garantir o bom funcionamento da atividade em novo ambiente. “O Brasil, país vizinho, nos mostra que o Notariado tem força para galgar novas fronteiras. Por isso é importante trazer este caso de sucesso para esta nova geração de profissionais”, concluiu.

Ao final da apresentação, José Renato agradeceu o espaço e o reconhecimento do Notariado Boliviano e convidou todos os tabeliães para o Encontro do Notariado Mundial, em Brasília/DF, entre os dias 6 e 11 de novembro de 2023.