Brasília/DF – No dia 10 de novembro, durante o XXV Congresso Notarial Brasileiro, realizado no Hotel Royal Tulip, em Brasília/DF, o Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF) e a Câmara dos Notários do Uzbequistão assinaram o Memorando de Cooperação Institucional, com o objetivo de promover o intercâmbio de formação teórica e prática dos notariados dos respectivos países, abrangendo estudos técnicos, deontológicos e científicos.
As entidades estiveram representadas pela presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira de Barros, e pelo presidente da Câmara dos Notários do Uzbequistão Dilshod Ashurov. “Este acordo de cooperação impulsionará e fomentará os estudos em tecnologia aplicados aos Cartórios de Notas. Como exemplo mundial, o Brasil tem muito a oferecer neste assunto, mas também tem muito a aprender com um notariado jovem que traz soluções jurídicas inovadoras ao mundo notarial”, afirmou Giselle.
O presidente da Câmara dos Notários do Uzbequistão afirmou que a assinatura do acordo “eleva as relações entre as organizações dos dois países a um novo nível, proporciona novas oportunidades para o intercâmbio de experiências, nomeadamente sobre o sistema notarial digital, a modernização da profissão, o estudo da legislação nacional no domínio do notariado, a melhoria das competências profissionais dos notários através da melhoria das suas qualificações, a realização de programas de formação, reuniões, seminários e conferências”, afirmou.
“A importância do memorando é sublinhada pelo facto de ser o primeiro memorando a servir de ponte para a cooperação mútua entre os países da Ásia e da América Latina”, concluiu. O Uzbequistão passou a integrar a União Internacional do Notariado em 2022.