carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

CNB/CF homenageia ícones da atividade notarial durante Simpósio Mundial

Brasília/DF – O encerramento dos trabalhos do Simpósio Mundial do Notariado de Atos Eletrônicos e Desjudicialização foi marcado pela homenagem realizada pelo Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF) aos ícones da atividade notarial. O reconhecimento em escritura pública, lavrada em cartório de notas, foi entregue em formato de placa de metal e marcou um momento histórico de homenagens a personagens do Notariado Brasileiro e Internacional.

Entregue pela presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira de Barros, o primeiro a receber a placa comemorativa foi o atual presidente da União Internacional do Notariado, Lionel Galliez. O notário francês agradeceu a homenagem e elogiou o gesto brasileiro, lembrando um histórico diplomático e amistoso de sucesso entre o país e o resto do mundo. “Conhecido por integrar a UINL desde seus primórdios, o Notariado Brasileiro mais uma vez se destaca como um membro ativo e um anfitrião excepcional”, disse.

Em seguida, a presidente do CNB/CF chamou ao palco os ex-presidentes da UINL Jean-Paul Décorps (França), Daniel Sedár-Senghor (Senegal), Helmut Fessler (Alemanha), Cristina Armella (Argentina) e José Marqueno de Llano (Espanha). Todos foram homenageados com a honraria e a respectiva tradução simultânea do conteúdo das escrituras dispostas nos telões do Hotel Royal Tulip, na capital federal.

O presidente da Comissão de Assuntos Americanos, Homero Lopes Obando, também recebeu a homenagem e, ainda no palco, ao lado da presidente do CNB/CF e do presidente da UINL, recepcionou o notário uruguaio Hérnan de la Fuente, agraciado com a placa dourada por seu “longínquo, profícuo e relevante trabalho em prol do Notariado Mundial”, disse Lionel Galliez, destacando que Hérnan comemora o título de mais experiente conselheiro internacional da UINL.

Cristina Armella se disse honrada pelo reconhecimento e ressaltou o fato da homenagem destacar a “diversidade continental e cultural que o Notariado Latino alcançou, tendo representantes em todas as partes do mundo e uma rica história de presidentes e demais membros que doaram parte de suas vidas profissionais ao desenvolvimento da atividade”, disse. Jean-Paul Decórps se disse feliz em ver os colegas reunidos e emocionado em ver o próprio trabalho notarial, em uma escritura de reconhecimento, sendo utilizado para homenagear seus pares. “Achei de tamanha criatividade e bom tom a criação deste documento, pois homenageia-se não apenas o ‘ícone da atividade’, mas a própria atividade em si, mostrando a força da escritura e da Fé-Pública”, concluiu

A entrega das placas ocorreu no penúltimo dia do Encontro Mundial do Notariado, no último dia 09 de novembro. O evento reuniu mais de mil profissionais notariais, acadêmicos e autoridades de 91 países do mundo. 

Leia a escritura na íntegra

Fonte: Assessoria de comunicação CNB/CF