carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

CNB/CF indica notários brasileiros para as Comissões de Trabalho da UINL

A nova gestão do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), indicou no início dessa semana os seis notários brasileiros que integrarão as Comissões de trabalho da União Internacional do Notariado e debaterão temas vitais para o futuro da atividade notarial junto aos demais 87 países membros da entidade mundial.

“A União Internacional do Notariado debate temas vanguardistas da atividade e que impactam diretamente a atividade dos tabeliães de notas, como a questão envolvendo assinaturas digitais, blockchain e inteligência artificial, além de ser a voz do sistema do tipo latino perante as demais organizações internacionais”, destaca a presidente do Conselho Federal, Giselle Oliveira de Barros.

Os nomes, que se se candidataram ao posto de representantes brasileiros nas comissões internacionais, integrarão seis Comissões de Trabalho: Comissão de Assuntos Americanos (CAAm), a Comissão de Cooperação Internacional (CCNI), a Comissão de Seguridade Social Notarial (CSSN), a Comissão de Tema e Congressos (CTC), a Comissão de Direitos Humanos (CDH), e a Comissão de Deontologia Notarial (CDN).

Os integrantes das comissões participarão de suas respectivas reuniões duas vezes por ano em diferentes cidades do mundo. Com objetivo de desenvolver o tema e trabalhar em prol dos notários, os seis integrantes tem como papel defender as visões e vontades do notariado brasileiro dentre os 87 países que praticam o modelo do notariado latino.

“O Brasil segue uma diretriz notarial moderna. O modelo brasileiro tem servido de base à reformulação de muitos sistemas jurídicos que adotam o notariado latino. Esse fato contribui para a projeção de nossa voz e, ao mesmo tempo, abre os nossos ouvidos para conhecer os desafios e os progressos obtidos pelas nações parceiras. Dividir o que temos e ouvir para aprender a buscar soluções sempre mais eficazes. A lei do progresso, invencível que é, nos lança à frente”, diz Samuel Luiz Araújo, tabelião da cidade de Sacramento (MG) e indicado à Comissão de Assuntos Americanos (CAAm).

Para Giovani Gianellini, tabelião da cidade de Santaluz (BA) e indicado à Comissão de Deontologia Notarial (CDN), “ […] a participação em um evento de convergência do Notariado mundial constitui um foro ímpar para que os membros das Comissões possam transmitir informações sobre as ordens jurídicas vigentes nos seus países de origem e, por esta ocasião, comunguem das dificuldades econômicas e sociais que experimentam, dos obstáculos normativos que enfrentam e dos projetos elaborados para a solução de cada objetivo distinguido, de modo que, sempre que possível, seja possível reproduzi-los com as necessárias adaptações locais”.

 

Os nomes foram informados à UINL por carta oficial enviada pela presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira de Barros. Os selecionados começam seus trabalhos e integram suas comissões a partir do aval da UINL.

 

Conheça os indicados pelo CNB/CF para suas respectivas comissões:

 

Comissão de Assuntos Americanos (CAAm):

Samuel Luiz Araujo, Tabelião da cidade de Sacramento (MG)

Comissão de Cooperação Internacional (CCNI):

Eduardo Calais Pereira (MG), Tabelião da cidade de Igarapé (MG)

Comissão de Seguridade Social Notarial (CSSN):

Daniel Emilio Fontana Fries, Tabelião da cidade de Coxim (MS)

Comissão de Tema e Congressos (CTC):

Fernanda de Freitas Leitão, Tabeliã do 15º Ofício de Notas da Capital do Rio de Janeiro (RJ)

Comissão de Direitos Humanos (CDH):

Andrea Santas Gigliotti, Tabeliã do Distrito de São Miguel Paulistas (SP)

Comissão de Deontologia Notarial (CDN):

Giovani Gianellini, Tabelião da cidade de Santaluz (BA)