carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

CNB/CF promove reunião com a diretoria da Seccional de Pernambuco

CNB/CF promove reunião com a diretoria da Seccional de Pernambuco

Recife (PE) – O Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) promoveu neste sábado (06.08), em Recife (PE), reunião de alinhamento com a Seccional de Pernambuco para conhecer as realidades enfrentadas pelos notários pernambucanos e detalhar o funcionamento da plataforma eletrônica e-Notariado aos diretores da entidade, de forma a que possam propagar as informações entre os demais associados.

Participaram do encontro o vice-presidente do Conselho Federal, Maurício Leonardo, que presidiu a reunião, o ex-presidente da entidade, Ubiratan Guimarães, conselheiro da União Internacional do Notariado (UINL) e presidente da Academia Notarial Brasileira (ANB) e o diretor do CNB/CF, Rodrigo Reis Cyrino, acompanhados dos assessores jurídico, Rafael Depieri, e de tecnologia, Renato Martini.

Presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Pernambuco (CNB/PE), a tabeliã da 2ª Serventia Notarial de Olinda, Dayse Carolina de Queiroz Nunes Maciel, esteve acompanhada da 1ª tesoureira Graziella Guerra Bacelete, e das diretoras Eva Tenório de Brito e Maria das Graças da Páz Pessôa de Moura.

Durante o encontro foram apresentadas as principais dificuldades atuais enfrentadas pelo notariado pernambucano, como o envio de informações às Centrais de Informação, adesão dos tabeliães à prestação de serviços eletrônicos, dificuldades de interlocução com o Poder Judiciário local e de condições de acesso aos tabelionatos do interior para o compartilhamento de informações e atualizações jurídicas da atividade.

Os diretores do CNB/CF colocaram a entidade à disposição para auxiliar a Seccional de Pernambuco na estruturação do CNB local, inclusive realizando parcerias para auxiliar nos processos de comunicação, jurídico, tecnológico e institucional perante os órgãos fiscalizadores da atividade. “O Colégio Notarial do Brasil está à disposição de todos vocês para auxiliar no que precisarem, pois Pernambuco é vital para a construção de um notariado forte”, destacou Maurício Leonardo, que conduziu o encontro.

“É muito importante termos esta interlocução com o Conselho Federal, uma vez que o CNB ficou por quase 20 anos estagnado aqui no Estado”, disse Dayse Maciel. “Há muitas peculiaridades locais aqui, como a situação dos colegas do interior, o relacionamento com o TJ/PE e mesmo a difusão de conhecimento que precisamos sanar e contar com o apoio da entidade nacional será vital para que coloquemos Pernambuco onde ele deva estar”.

Durante o encontro, os assessores jurídicos e de tecnologia do CNB/CF ainda apresentaram os módulos de serviços da plataforma e-Notariado, o novo módulo e-Not Assina, e esclareceram dúvidas práticas a respeito das questões envolvendo o lançamento de dados e inclusão de selos nos atos eletrônicos.