carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

CNB-CF recebe Grupo Signe durante reunião sobre Selo de Segurança Notarial da UINL

O projeto do Selo de Segurança Notarial, da União Internacional do Notariado (UINL), criado para garantir maior segurança aos documentos notariais que circulam entre os 87 países associados à União, foi apresentado ao presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB-CF) e conselheiro da entidade, tabelião Paulo Roberto Gaiger Ferreira, na manhã desta quinta-feira (02.03).
 
Durante a reunião realizada na sede da Seccional de São Paulo do Colégio Notarial do Brasil (CNB-SP), em São Paulo, os representantes do Grupo Signe, Eduardo Quintero Barona, presidente, e Maria José Martinez Vivas, diretora de sistemas de informação, explicaram como o selo funciona e como pode contribuir para maior segurança dos atos notariais com efeito em outros países. A empresa especializada em soluções para gestão de documentos notariais foi eleita pela UINL para desenvolver o projeto do selo junto aos países que aderirem ao projeto.
 
O Selo de Segurança Notarial é um projeto que vem sendo desenvolvido pela UINL há cinco anos e busca aumentar a segurança dos documentos que precisam circular em outros países. Atualmente, cartórios da Argentina, Peru, França e Espanha já utilizam a tecnologia, no entanto, nesses países, a adesão não é compulsória, cabendo a cada serventia escolher pela utilização do selo.
 
Segundo o presidente do CNB-CF o projeto passou por um período experimental, que terminou há dois anos, e os países estão aderindo aos poucos. No Brasil, atualmente, a proposta está em estudo.  “Poder evoluir para um sistema integrado com a União e os outros notariados é um objetivo da nossa entidade”, destacou.