carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Colégio Notarial do Brasil participa de jantar oferecido à professora Mónica Jardim em São Paulo

O Colégio Notarial do Brasil participou na noite desta segunda-feira (05.06) de jantar promovido pela Seccional de São Paulo em homenagem à doutora em Direito da Universidade de Coimbra e presidente do Centro de Estudos Notariais e Registrais (CeNoR), Mónica Vanderleia Alves de Sousa Jardim, na sede da entidade em São Paulo.
 
Além dos presidentes das duas associações, Paulo Roberto Gaiger Ferreira – Conselho Federal –  e Andrey Guimarães Duarte – Seccional de São Paulo – também estiveram presentes representantes do serviço extrajudicial brasileiro e do Poder Judiciário, como o juiz titular da 2ª Vara de Registros Públicos de São Paulo, Marcelo Benacchio, e a juíza da 1ª Vara de Registros Públicos de São Paulo, Tânia Ahualli.
 
A acadêmica visita o Brasil desde 2004 para desenvolver trabalhos com notários e registradores e conta que essa troca de experiência entre os dois países é muito enriquecedora. “Fazer essa ponte é muito enriquecedor para mim também e por isso gosto de vir e mostrar como é o sistema de Portugal, analisando o que pode ser mudado de um lado e de outro, o que está correndo bem e o que está correndo mal”.
 
Mónica explica que a usucapião extrajudicial é um exemplo dessa troca de experiência e que permitiu que o Brasil a adotasse de uma forma mais aperfeiçoada da que já existia em Portugal. “Nós passamos a ideia, e agora há (no Brasil) de forma bem melhor do que em Portugal”. “É uma permuta de conhecimento constante”.
 
Para o presidente do CNB/SP, é extremamente importante a especialista vir ao Brasil e demonstrar sua experiência para os notários brasileiros. “Não só os que vão até lá, mas também os que estão aqui, e passar essas ideias, essas mudanças, para que possamos sempre evoluir e desenvolver novas formas de fazer as atividades notariais”.
 
O presidente do CNB conta que, há quatro anos, o Colégio Notarial começou a participar e tentar conhecer o sistema notarial português, e a doutora Mónica faz essa ponte entre Brasil e Portugal “nos auxiliando a melhorar a qualidade do Direito Notarial aqui do Brasil através desses eventos que estão cada vez mais se expandindo”.​