Brasília/DF – Representada por seu presidente, o notário equatoriano Homero Lopez Obando, a Comissão de Assuntos Americanos (CAAm) homenageou “ícones do Notariado Brasileiro e Mundial” durante a 110ª Sessão Plenária da entidade internacional na tarde do último dia 07 de novembro, em Brasília/DF. Na ocasião, José Flávio Bueno Fischer, Ubiratan Guimarães e Giselle Oliveira de Barros foram reconhecidos com a Comenda Notarial das Américas, mais alta honraria entregue pela entidade aos “ícones da atividade”.
Ao lado de Lionel Galliez, presidente da União Internacional do Notariado (UINL), Homero diz-se orgulhoso de “destacar o árduo e longínquo trabalho de Fischer e Ubiratan nesta jornada em prol do Notariado Mundial”. Para o notário do Equador, a honraria destaca os anos de ambos os brasileiros doados ao compartilhamento de conhecimentos jurídicos e conversas multilaterais de apoio e respeito entre os países das Américas. “Não apenas grandes nomes do Notariado Brasileiro, Flávio Fischer e Ubiratan Guimarães mostraram-se amigos e agentes de suma relevância no cenário internacional”, concluiu.
Lionel Galliez completou ao dizer que é necessário reconhecer os exemplos de experiências compartilhadas e soluções do Direito Comparado além fronteiras. “Esta integração de países, impulsionada por nomes como os de Flávio e Ubiratan, nos mostra o poder e a influência do Notariado em nível mundial, nos recorda que tabeliães de todo o globo não estão sozinhos”.
O presidente da Academia Notarial Brasileira e membro do Conselho de Direção da UINL, Ubiratan Guimarães, agradeceu a entrega e se disse emocionado por receber “em casa os profissionais amigos e vizinhos que trabalham cotidianamente para a evolução da atividade em suas cidades e mundo afora”. O presidente do CNB Seção Rio Grande do Sul e conselheiro internacional, José Flávio Bueno Fischer, ressaltou que o comprometimento com o desenvolvimento da atividade nas Américas “são frutos de grandes exemplos e mestres que o mostraram a importância da amizade e da confraria entre os colegas notários do mundo, que muito têm também a compartilhar com o Brasil”, disse.
Giselle Oliveira de Barros, presidente do CNB/CF, ao receber a honraria, ressaltou o orgulho em receber os colegas “das Américas em solo brasileiro ao lado de mestres como o Dr. Fischer e Ubiratan, que tão bem representam o Brasil no exterior ao longo dos anos e elevaram a imagem do nosso país, levando e trazendo conhecimento ao Notariado Internacional”. O presidente da CAAm, Homero Obando, parabenizou a presidente por sua gestão e ressaltou que o Brasil “é um grande destaque entre seus pares continentais devido a seus projetos vanguardistas e de sólida base jurídica”, disse.
A 110ª Sessão Plenária integrou a programação oficial do Encontro Mundial do Notariado e reuniu os 22 países do Notariado das Américas em dois dias de debates sobre o desenvolvimento da atividade no continente.
Fonte: Assessoria de comunicação CNB/CF