Andrea Santos Gigliotti, oficial de registro e tabeliã de notas do distrito de São Miguel Paulista, na zona leste do município de São Paulo (SP), foi uma das escolhidas para participar da 7ª edição da Universidade do Notariado Mundial, iniciativa da União Internacional do Notariado (UINL), que reunirá jovens notários de 87 países do mundo que praticam o modelo do notariado do tipo latino na cidade de Roma, na Itália.
De acordo com a oficial, participar da Universidade é uma oportunidade excelente para aprofundar o estudo notarial, “além de uma chance única de troca de experiências com os demais colegas envolvidos no grupo do Notariado Jovem Mundial”.
Segundo Andrea, o tema “autonomia da vontade da pessoa” que será tratado na edição do evento, é muito enriquecedor e por isso, pretende se aprofundar no estudo do assunto, já que o considera um dos pilares da atividade notarial, principalmente com destaque para à prevenção de litígios.
A notaria, que está cursando mestrado, em fase de elaboração do projeto final para conclusão do curso, cujo tema de pesquisa está ligado com o tópico que será debatido na Universidade. “Venho me dedicando ao estudo do tema, procurando reunir informações do direito comparado para elaborar meu trabalho. Portanto, o que motivou a minha inscrição, é coletar mais insumos para dar continuidade a minha tese de trabalho”.
Conforme relata Andrea, a importância de participar da 7ª edição da Universidade é a possibilidade de conhecer a função notarial nos outros países e poder trocar experiências com outros notários, além de conhecer as mais diversas culturas e como eles aplicam o tema da autonomia da vontade.
Fonte: Assessoria de Imprensa