carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Criatividade e Resiliência: Palestra inspira participantes do XXV Congresso Notarial Brasileiro

Advogado e palestrante Samer Agi abordou resiliência, inovação e criatividade durante sua apresentação no XXV Congresso Notarial Brasileiro

O advogado e palestrante Samer Agi foi um dos destaques da manhã do dia 10 de novembro, último dia do XXV Congresso Notarial Brasileiro, realizado no Hotel Royal Tulip, em Brasília/DF. Falando para uma plateia de mais de 300 pessoas, ele discursou sobre criatividade e resiliência nos cartórios de notas. “O que pessoas e empresas resilientes têm em comum?”, indagou logo de início.

Samer destacou a importância de encarar a realidade, uma habilidade muitas vezes esquecida. “A maioria de nós, distorce a realidade como um mecanismo de sobrevivência”, alertou, ressaltando que a verdade só se torna evidente quando é insuportável, insuperável e inegável.

A capacidade de encontrar propósito nos momentos desafiadores, no chamado “vale”, foi mais um do tema da palestra. Citando a pesquisadora Diane L. Coutu, enfatizou que os resilientes têm a habilidade de encontrar um propósito mesmo que nos momentos mais sombrios, proporcionando a motivação necessária para superar dificuldades e incertezas.

O advogado destacou a importância de ouvir a aprender com as perspectivas de outras pessoas. “Quando você não recebe feedback, está tomando decisões equivocadas”, disse, enfatizando que a consciência de mudança muitas vezes vem de fontes inesperadas.

A terceira característica apresentada pelo palestrante foi a “criatividade ritualizada”. Agi argumentou que a criatividade nunca surge na pressa, mas sim quando há tempo para reflexão e organização de ideias. Ressaltou que a necessidade de compreender a realidade, encontrar propósito e cultivar uma criatividade está condicionada dentro das possibilidades disponíveis.

Ao encerrar sua palestra, o advogado provou reflexões sobre o papel da resiliência no sucesso. “As pessoas bem-sucedidas não são apenas as mais tecnicamente preparadas, mas sim as mais resilientes”, afirmou. Ele concluiu enfatizando que não há resiliência sem criatividade, destacando a importância de desenvolver ambas para alcançar o verdadeiro sucesso.

Fonte: Assessoria de comunicação CNB/CF