O Conselho de Direção da União Internacional do Notariado (UINL) se reuniu nesta quarta-feira (08.11) em evento integrante do Encontro Mundial do Notariado & XXV Congresso Notarial Brasileiro, que acontece entre os dias 6 a 10 de novembro, no Hotel Royal Tulip, em Brasília/DF. Durante o encontro, representantes dos países membros da UINL definiram as linhas de ação para os próximos meses. Direito imobiliário, sucessões, projeto de código notarial, regras de propriedade, estatuto do notário, poder público, propriedade imobiliária e, principalmente, desjudicialização foram os temas em destaque.
“Esse trabalho tão rico e diverso pode ser trabalhado em todos os países para o proveito de todos os membros de todos os membros de nossa união. E a desjudicialização, principalmente, é um trabalho suscetível aos notários” afirmou o presidente da União Internacional do Notariado (UINL), Lionell Galliez.
Ao longo da reunião, Homero Lopez Obando, presidente da CAAm, ressaltou a importância do debate realizados pela UINL e destacou a significativa série de eventos que ocorreram nos últimos dias. “Acredito que essa é a forma de trabalhar de forma conjunta, com comprometimento, superando a assistência feita por muitos anos anteriores com o Conselho Diretivo da CAAm. Estamos seguros e dispostos a continuar a fortalecer a União Internacional do Notariado.
Giselle Oliveira de Barros, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) participou enfatizando a importância da colaboração internacional no campo do notariado. “O CNB/CF está muito feliz que este encontro tenha sido aqui no Brasil. Desejo muito sucesso nessa reunião e em todo evento”, afirmou.
O Conselheiro de Direção Ubiratan Guimarães afirmou que “as reuniões são muito importantes porque decidem o destino da gestão da União Internacional para os próximos anos. É uma alegria receber o notariado mundial no Brasil e como integrante dessa comissão estou aqui hoje para dar as boas-vindas para todo o notariado mundial”, disse.
Durante o encontro, Thierry Vachon, secretário da UINL anunciou que o nome de Dilshod Ashurov será proposto para a Assembleia do Notariado para ocupar o cargo de presidente da Comissão de Assuntos Asiáticos.
No decorrer da reunião, a presidente honorária da União Internacional do Notariado, Cristina Armella, parabenizou o presidente Lionel Galliez por suas atividades recentes, mencionando um convite recebido das Nações Unidas ao Grupo de Trabalho de Igualdade de Gênero para participar das próximas reuniões, em março.
Abdelhamid Achite Henni, vice-presidente da UINL África relembrou o último encontro do Conselho de Direção em Cotonou, em Benin, em 18 e 19 de maio de 2023. “A participação do Conselho de Direção em Benin foi muito benéfica e importante para nós, pois mostra a preocupação da UINL em participar do Notariado Beninês,” afirmou.
Fonte: Assessoria de comunicação CNB/CF