carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

IBDFAM: Aliando teoria e prática, X Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões inova na programação

“O dia a dia do Direito de Família e das Sucessões requer uma postura atenta, especializada e interdisciplinar de todos os atores que intervêm de alguma forma nessa estrutura complexa e em constante transformação”. Com esse enfoque, o Instituto Brasileiro de Direito de Família – Seção do Rio Grande do Sul – IBDFAM/RS promove o X Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões, nos dias 8 e 9 de junho, em Gramado (RS).

O evento tem como objetivo debater e promover a efetivação de um novo ambiente jurídico no Mercosul, adequado às necessidades e à realidade da sociedade contemporânea. “A expectativa do IBDFAM-RS é de, mais uma vez, superar o número de participantes da edição anterior. No evento de 2017, contamos com a presença de mais de 900 congressistas de 22 Estados da Federação”, afirma o advogado Conrado Paulino da Rosa, presidente do IBDFAM/RS.

Programação inclui prática de constelação familiar
Conrado conta que além das palestras e apresentação de trabalhos científicos, a programação do X Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões está voltada ao entrelaçamento teórico e prático dos temas.

“Em dois horários, os congressistas poderão participar de workshops com uma hora e quarenta e cinco minutos de duração, onde serão debatidos assuntos como adoção, multiparentalidade, alienação parental e conjugalidade, e novas estratégias de gestão de conflitos. Além disso, contaremos com uma prática de constelação familiar no palco do Congresso”, diz.

Ele anuncia que, considerando a necessidade de que os debates a respeito do direito de família contemporâneo e sucessões ultrapassem os dias do evento, “durante a programação do X Congresso do Mercosul, será lançada a obra ‘Novos paradigmas do direito de família e sucessões’, editada pelo IBDFAM-RS com os artigos dos palestrantes e de outros autores”.

Novo olhar sobre a família: escritora Lya Luft participará do evento
O advogado explica que, visando proporcionar novos olhares sobre a família, o evento terá a participação da escritora Lya Luft. Ela estará presente no painel 3 do dia 8, às 20 horas, com o tema “Família em transformação”. Lya Luft adianta que sua exposição vai abordar as dificuldades com as “inevitáveis mudanças sociais e individuais”.

A autora gaúcha escreve sobre laços familiares, com livros e colunas dedicadas a essa temática. Para ela, trata-se de um tema especialmente interessante. “Nasci numa boa família onde apesar de naturais conflitos e discordâncias prevaleciam amor, respeito, e humor”, diz. Lya recorda a infância e fala sobre o impacto que a família exerce sobre a vida adulta . “Os primeiros dez ou doze anos, são o caminho sobre o qual andaremos o resto da vida: se for sólido teremos mais chances; se for esburacado vamos cair e quebrar a cara mais vezes”.

Sobre as novas famílias, como as famílias multiparentais, aquelas compostas por mais de uma mãe/pai, Lya diz que observa com curiosidade e interesse. Sobre as famílias poliafetivas, aquelas com mais de dois parceiros, Lya acredita que o desconforto e as polêmicas com relação a essas famílias advém do medo. “O medo do diferente causa o preconceito: de raça, religião, partido político etc.”, diz.

As inscrições para o X Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões podem ser feitas pelo site: www.congressomercosul.com.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM