Live Notarial demonstra a aplicação do conceito “Conheça seus Clientes”
A parte III da série de cursos práticos sobre o Provimento nº88 do CNJ aconteceu nesta segunda-feira, 27 de julho de 2020, e contou com mais de 1.300 visualizações. Joaquim Cunha Neto, ex-diretor de Inteligência Financeira e Supervisão do Coaf e Rodrigo Reis Cyrino, presidente do CNB/ES e diretor do CNB/CF, apresentaram o tema “Aplicação do Conceito Conheça Seu Cliente.
Ao iniciar a live, Rodrigo Reis Cyrino comentou o sucesso do projeto Live Notarial, oferecido e promovido pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal. “É importante ver o trabalho contínuo e ativo do CNB/CF em prover os cursos práticos de forma online, já que as palestras presenciais não puderam se concretizar devido à pandemia”, disse. Rodrigo agradeceu o envio de dúvidas pelas seções de comentários e lembrou que as apresentações, às segundas-feiras, sempre trazem um novo assunto a ser aprofundado sobre o combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo, além de responderem perguntas que surgem conforme a atividade notarial tem novas experiências no envio de comunicações de atos suspeitos ao Coaf.
Joaquim Cunha Neto ressaltou que o retorno e engajamento dos tabeliães durante as lives ajuda a didática das conversas a evoluir e ampliar o debate sobre os temas abordados. “Precisamos sempre manter o diálogo aberto para entendermos as dificuldades enfrentadas no cotidiano das serventias e melhorar os pontos principais da atuação do notário na prevenção à lavagem de dinheiro”, disse ao apresentar o assunto da parte III do curso prático, a aplicação do conceito “Conheça Seu Cliente”. Cunha Neto lembrou que uma importante parte para a boa comunicação de atos suspeitos é o conhecimento prévio do notário sobre as transações comumente praticadas por cada usuário de sua serventia. “O ato que pode ser suspeito para a rotina de um cliente pode ser algo totalmente normal ao outro, seja em questão de valores ou frequência e, por isso, mecanismos online estão surgindo, junto do advento do Provimento nº 100, para facilitar a troca de informações entre tabelionatos do País inteiro e bases de dados externos, como o sistema de identificação do DENATRAN”, explicou. O ex-diretor do Coaf também lembrou que o conhecimento dos envolvidos em um ato também se faz necessário, já que a aplicação do conceito se estende também aos colaboradores da serventia, já que o contexto em que atos são lavrados também podem sugerir atividades suspeitas.
Após uma detalhada explicação de Joaquim Cunha Neto sobre pontos chave do trabalho cotidiano do notário como profissional de PLD-FT, Rodrigo Reis Cyrino coletou as principais perguntas enviadas pelas seções de comentários dessa, e da live passada. “São diversos projetos e, por entendermos que a atuação do tabelião para uma tarefa tão importante para a sociedade deve ser o mais clara possível, o CNB/CF trabalha para promover a capacitação do notariado, seja por lives ou futuros treinamentos que podem garantir até mesmo uma certificação para a atividade”, concluiu.
A Live Notarial “Aplicação do Conceito Conheça Seu Cliente” está disponível no canal do CNB/CF no YouTube. Para acessá-la, basta clicar aqui. Os cursos práticos sobre o Provimento nº88 são realizados ao vivo todas as segundas-feiras, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelos perfis da entidade no Facebook, Instagram e YouTube. A próxima apresentação tem como tema o “Registro de Operações Realizadas e Implementação de Rotina ou Sistema de Detecção das Operações Suspeitas”.