carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Mercado Imobiliário esfria, mas atos online mostram crescimento acelerado na Estônia

No ano passado, 87 notários que operam na Estônia realizaram um total de 317.201 atos notariais de Compra e Venda de Imóveis. Em comparação a 2021, o número de operações diminuiu 6%, o que mostra a diminuição do número de transações imobiliárias, sobretudo no último trimestre do ano passado. O número de transações realizadas de forma 100% remota, porém, aumentaram durante o período.

“A realização de operações notariais digitais tornou-se mais conveniente para os clientes graças ao lançamento da certificação remota, por isso continuamos a desenvolver serviços eletrônicos. Este empenho em desenvolver ferramentas tecnológicas ganha cada vez mais espaço, sendo os únicos índices a aumentarem em 2022 em nossa atividade”, disse Merle Saar-Johanson , presidente da Câmara dos Notários da Estônia.

No ano passado, a certificação notarial remota ganhou popularidade: em um ano, o número de atos notariais realizados via videochamada aumentou 43%, ou seja, de 32.315 atos em 2021 para 46.285. No total, cerca de 90.000 verificações remotas foram realizadas desde fevereiro de 2020 até hoje. As verificações remotas e híbridas, que representavam menos de 15% dos atos em 2021, agora representam mais de 33% de todas as transações