carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Notariado espanhol coordena o XXVI Congresso Mundial de Juristas

Evento contará com a participação de membros das Nações Unidas e debaterá participação notarial em temas como direitos do consumidor, proteção jurídica de vulneráveis e crianças sem identidade.

Entre os dias 19 e 20 de fevereiro será realizado o XXVI Congresso Bienal da Associação Mundial de Juristas, em Madri, na Espanha, onde 180 palestrantes de mais de 70 nacionalidades dos cinco continentes deverão expor estudos e debater avanços no Direito com mais de dois mil participantes.

O evento é realizado pela World Jurist Association, órgão não governamental que reúne presidentes dos tribunais, magistrados, juízes, funcionários públicos, professores de direito, advogados, notários, registradores, estudantes e profissionais das leis internacionais. Pela terceira vez, em 55 anos de Associação, o Congresso será realizado na Espanha.

Entre os tópicos abordados estarão:
• Proteção jurídica dos mais vulneráveis;
• Discriminação contra as mulheres;
• Deficiência à luz da Convenção das Nações Unidas;
• Proteção dos menores;
• Crianças sem identidade: a tragédia de não existir;
• O consumidor e os seus direitos;
• Acesso aos bens nos países em desenvolvimento.

O evento será coordenador pelo presidente do Conselho Geral dos Notários da Espanha, José Ángel Martínez Sanchiz, e contará com a mediação do presidente da União Internacional dos Notários (UINL), José Marqueño de Llano. Entre os palestrantes estão: a relatora especial das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Catalina Devandas; vice-presidente da UINL, Sigrun Erber-Faller; presidente da Câmara dos Notários da Costa do Marfim, Yolande Foldah-Kouassi; presidente da Câmara de Notários da Indonésia, Yualita Widyadhari; e a diretora da fundação Aequitas e presidente da Comissão de Direitos Humanos da União Internacional de Cartórios, Almudena Castro-Girona.

Clique aqui para ver a programação completa.

Além do Congresso, entre os dias 18 e 21 de fevereiro, serão realizados outros eventos de porte internacional. No dia 18, haverá o XXI Congresso Internacional Geral Constitucional Europeu Comparado. Já no dia 21, haverá a Assembleia Geral da Associação Mundial de Juristas.

Fonte: Departamento Internacional do CNB