carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Notariado Jovem brasileiro participa do Encontro Novel da Patagônia

Wendell Salomão palestrou sobre a usucapião extrajudicial

La Pampa (AR) – No último dia 16, o coordenador do Notariado Jovem brasileiro, Wendell Salomão, representou o Brasil durante o Encontro Novel da Patagônia, realizado em La Pampa, na Argentina.

Na oportunidade, Salomão palestrou sobre “O sistema notarial brasileiro, novas tecnologias e a usucapião extrajudicial”, modalidade ainda não praticada no País vizinho. “A minha palestra serviu de modelo para a intenção de criação de uma lei argentina para a lavratura e registro da usucapião extrajudicial. A ideia deles é a de fomentar e formalizar uma legislação que seja comparada a nossa, ou igual, para a legalização da usucapião via escrituras públicas”, destacou.

O evento também contou com as seguintes palestras: “Claves para escribir una ponencia” por Helga María Lell, “Nuevos desafios de la función notarial. Nuevas tecnologias” por Walter César Smith, e “Régimen asociativo como herramienta para el desarrollo económico”, por María Cesaretti.

O coordenador comentou sobre a importância do debate também para o futuro do notariado brasileiro.

 “O Encontro foi muito bacana e produtivo, principalmente, porque ao pensar em blockchain temos que começar a pensar na ideia de lavrar escrituras com outras moedas. No Brasil, hoje, é proibido. Já na Argentina e no Paraguai é possível fazer a escritura com dólar, euro, peso, reais, qualquer outra moeda. Com o intuito de internacionalizar os trabalhos, o futuro do notário, o futuro da nossa atividade notarial e registral, temos que começar a pensar nisso”, ressaltou ainda Salomão.

XXI Jornada do Cone Sul será no Brasil
Na ocasião, Salomão convidou os representantes do Notariado Jovem da Argentina, Paraguai e Uruguai a participarem do XXI Jornada do Cone Sul, que será realizado no Brasil, na Praia do Forte (BA), em agosto de 2019.

“Será importante para compartilharmos a nossa cultura, os nossos ensinamentos e a nossa legislação. Podendo assim intercambiar, divulgar, e fazer trabalhos entre a nossa legislação com a deles. Essa é a ideia do Notariado Jovem do Brasil”, finaliza o coordenador.

Fonte: Assessoria de Imprensa