carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Notariado Jovem brasileiro participa do XXIX Encontro Nacional do Notariado Jovem da Argentina

Corrientes (AR) – Entre os dias 8 a 10 de novembro o tabelião Gustavo Dal Molin de Oliveira representou o Notariado Jovem Brasileiro durante oXXIX Encuentro Nacional Del Notariado Novel Argentino, realizado em Corrientes, na Argentina. Além da participação do Brasil, também estavam presentes 170 notários argentinos, o peruano Carlos Augusto Yabar Palomino e o uruguaio Walter Andrés Jisdonian Takessian.

Durante o evento foram apresentados trabalhos sobre novos temas relacionados aos desafios da função notarial e novas tecnologias e do regime associativo como ferramenta para o desenvolvimento econômico. Ao todo, foram apresentados 67 trabalhos pelos participantes do Notariado Jovem argentino.

Gustavo Dal Molin participou da plenária dedicada ao primeiro tema, e teve a oportunidade de comentar a experiência do notariado brasileiro com as atribuições de divórcio, inventário, mediação e usucapião.

Além disso, o brasileiro participou do fórum sobre aplicação das novas tecnologias à função notarial, junto com o notário Carlos Augusto Yabar Palomino, onde expuseram as experiências do Brasil e do Peru. Oliveira aproveitou a oportunidade para comentar com os presentes sobre o Escritura Simples, plataforma desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB).

Opinião

“A participação em congressos internacionais é importante para integração e interação do notariado. No caso do notariado jovem, além do enorme aprendizado e debate de direito comparado, deve-se destacar a amizade, cordialidade e tratamento prestimoso dedicado aos brasileiros nos eventos realizados pelos países do cone sul”, declarou Oliveira.

De acordo com o tabelião, a notícia da criação do Notariado Jovem brasileiro foi recebida com grande entusiasmo pelos notários da Argentina, Paraguai e Uruguai. “Há uma grande expectativa quanto à próxima Jornada do Notariado Jovem do Cone Sul, que será realizada na Bahia, em agosto de 2019. Esperamos que até lá o Notariado Jovem brasileiro esteja mais organizado, com maior adesão de membros e que possamos receber os notários de outros países com muita alegria e companheirismo”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa