Notários de Porto Rico, Uzbequistão e Cuba conheceram mais sobre o e-Notariado e demais atos eletrônicos em visita a sede do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil. O tour teve como guia o tabelião e 1º tesoureiro do CNB/CF, Rodrigo Reis Cyrino. Os tabeliães estrangeiros também visitaram o Cartório JK, referência em atos digitais em Brasília, onde foi explicado sobre como funciona os serviços oferecidos pelos cartórios brasileiros.
A visita ocorreu no dia 8 de novembro, durante o Encontro do Notariado Mundial e XXV Congresso Notarial Brasileiro, que aconteceu nos dias 6 e 10 de novembro em Brasília, no hotel Royal Tulip, e contou com a participação de autoridades de 91 países.
O presidente do notariado do Uzbequistão, Dilshod Ashurov, agradeceu a toda equipe do CNB/CF, e ressaltou que com a visita todos puderam ver como funcionam os cartórios brasileiros. “Hoje vimos com está o serviço atrás do balcão e na frente do balcão no Brasil. Como lidam com os clientes, advogados. Foi muito proveitoso e interessante compartilhar essas experiências. Também falamos de planos futuros, digitalização, desjudicialização e outros novos termos que veremos em breve”, disse.
Yanet Alfaro, presidente do notariado cubano, salientou a importância da tecnologia no serviço notarial. “Passamos toda a tarde na companhia dos colegas do Colégio Notarial Brasileiro, que nos mostraram os avanços tecnológicos alcançados na prática notarial neste país. Nos surpreendemos com a engenharia utilizada para a autorização eletrônica que está em fase de implementação avançada, com dados sólidos em uma plataforma muito segura. Me atrevo a dizer que o Brasil está entre os países líderes em tecnologia no serviço notarial”, ressaltou.
O presidente do notariado porto-riquenho, Arsenio Comas, agradeceu a visita e destacou o aprendizado do dia. “Estamos muito contentes em ter passado este dia com vocês aqui no Colégio Notarial do Brasil, estamos extremamente agradecidos ao Rodrigo e a equipe de trabalho, pois aprendemos coisas muito valiosas e imprescindíveis, que vamos levar em nossos corações”, disse.
“Foi uma alegria muito grande receber colegas notários de todo mundo aqui no nosso Conselho Federal. Estivemos aqui com a presidente de Cuba, de Porto Rico e do Uzbequistão. Foi uma honra apresentar os atos notariais eletrônicos, os atos eletrônicos pela CENSEC e pelo e-Notariado. Espero que voltem e estaremos juntos nessa jornada notarial pelo mundo”, disse Rodrigo Cyrino.
Após as visitas, a comitiva passou por vários pontos turísticos de Brasília. Estiveram também acompanhando a visita o presidente do CNB/TO, André Fontanela, e a tabeliã do Cartório Ribamar Fiquene, no Maranhão, Ana Grécia Almeida Rizzo Fontanela.
Fonte: Assessoria CNB/CF