carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Nova plataforma para modernização de serviços notariais é apresentada a notários de Minas Gerais

A prestação de serviços notariais em ambiente digital é uma realidade cada vez mais próxima do notariado brasileiro. Proposta pelo Colégio Notarial do Brasil, a modernização do segmento objetiva trazer o ofício dos notários para a contemporaneidade, sem custos exorbitantes e com inclusão em todos os estados do país. No próximo dia 30 de março, o Seminário sobre Serviços Eletrônicos Notariais promove discussões sobre o tema aos notários de Minas Gerais.

Entre os assuntos em destaque do seminário está o e-Notariado, uma plataforma totalmente digital criada para provocar essa mudança. Desde 2018, o trabalho tem sido desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia em consonância com outras diretorias do Conselho Federal, em consultoria com os presidentes das seccionais. Aos poucos, a ferramenta está sendo apresentada aos tabeliães junto às facilidades de uso e a segurança que esse dispositivo aliado à Certificação Digital oferece.

“Chamamos de desmaterialização de processos. É a troca do velho e tradicional documento em papel para o documento eletrônico. O e-Notariado atua junto com as aplicações tradicionais do notário como uma ata notarial, contrato de compra e venda, escritura, e tantas outras”, explica o assessor de Tecnologia do CNB/CF, Renato Martini, um dos palestrantes do seminário. O módulo de identificação utilizado na plataforma é através de biometria, ou seja, o usuário do cartório autentifica-se digitalmente para auxiliar na identificação inequívoca das pessoas no uso dessas aplicações.

O presidente da Seção do Distrito Federal do CNB, Hércules Alexandre da Costa Benício, apresenta no evento o caso de uma incorporadora brasiliense que trabalha com assinatura eletrônica. “Esse é um projeto piloto que vai de encontro às expectativas de demandas sociais na produção de documentos eletrônicos com harmonização dos tabelionatos”, afirma.

O Seminário sobre Serviços Eletrônicos Notariais será realizado das 9h30 as 13h30, no Espaço Meet do Restaurante Porcão, no bairro São Bento, em Belo Horizonte. O evento é gratuito para titulares de cartórios e custa R$ 150 para acompanhantes. As inscrições podem ser feitas por aqui.

Programação

9h30 – Credenciamento

10h – Serviços Eletrônicos

Dra. Letícia Franco Maculan Assumpção

10h30 – Case de Sucesso: assinatura eletrônica

Dr. Hércules Alexandre da Costa Benício – presidente do CNB/DF

11h – Comunicação de Venda de Veículos

Dr. Eduardo Calais – presidente do CNB/MG

11h30 – E-Notariado

Dr. Renato Martini – assessor de tecnologia do CNB/CF

Dr. Luiz Carlos Weizenmann – assessor jurídico do CNB/CF e CNB/MG

12h30 – Almoço de Confraternização + Show Sertanejo

Texto e edição: Ascom CNB/CF