carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Nova presidente da União Internacional, Cristina Armella, toma posse em cerimônia oficial

Via live no Youtube, argentina faz pronunciamento a notários de todo o mundo. “Nosso notariado tem muito a dizer aos problemas do mundo”

 

Nesta sexta-feira (14.02) aconteceu a posse formal da nova presidente da União Internacional do Notariado UINL), a argentina Cristina Noemí Armella, primeira mulher a presidir a entidade internacional. Membros da direção, eleitos na Assembleia de Notariados Membros realizada em Jacarta em 2019, e 50 profissionais do notariado argentino estiveram presente no evento ocorrido na sede da entidade em Buenos Aires e transmitido ao vivo, em espanhol e com tradução simultânea em francês, pelo Youtube no canal oficial da UINL.

O tabelião Carlos Ignacio Allende, presidente do Colégio Notarial de Buenos Aires abriu a primeira reunião do comitê 2020-2022. Seu discurso enfatizou o alerta constante do notariado aos acontecimentos contemporâneos para que os serviços prestados continuem atuais e relevantes à sociedade, “Temos que usar a tecnologia e suas ferramentas com valores, entender que a realidade atual está em constante mudança”.

Seguindo com a palavra, Ignacio Salvucci, presidente do Conselho Federal do Notariado Argentino (CFNA), relembrou a criação da UINL em 1948, “logo após um período de guerras começaram movimentos fundamentais para recompor a ordem mundial, como o a criação da Comissão dos Direitos Humanos na ONU, da Organização Mundial da Saúde e, o primeiro congresso do Notariado do tipo Latino”. Salvucci também enfatizou o fato da UINL ser criada em um tempo o qual o mundo se voltava a construir uma sociedade melhor e mais organizada.

Em seguida, José Marqueño de Llano, presidente honorário da UINL citou sua felicidade em passar o cargo em um evento realizado em Buenos Aires, cenário onde “visionários deram à luz à UINL”.

Cristina Armella tomou lugar ao púlpito com um discurso que enfatizou a importância de manter o notariado unido, importante tarefa de seu cargo. Comentou sobre seu sentimento de gratidão, “um sentimento bom ao passado, por ter recebido a confiança por ser eleita a esta posição, com grandes responsabilidades que me deixam tão grata” disse.

A presidente enfatizou as três áreas que pretende focar seus trabalhos, “tecnologia, capacitação e diversidade. Tecnologia, pois quero que o notariado não tenha medo de perder funções, mas que a use como importante ferramenta, incapaz de substituir suas habilidades”. Cristina falou sobre uma reunião realizada na sede da entidade em Buenos Aires com uma comitiva da UNICEF que estava em Genebra, possível apenas pelo uso da tecnologia.

Sobre seu segundo tópico, a capacitação, a presidente falou do projeto de uma plataforma informativa e educativa que estará vigente ainda este ano. “Será um embrião para o treinamento universal da função de notário para os 5 continentes”. Para a última diretriz que pretende focar seus esforços, a diversidade, Armella falou em “trabalhar para fortalecer a união, idiomas e religiões. Olhem no mapa mundí, 70% dos países estão conectados pelo notariado do tipo latino, fazendo poderes do mundo todo criarem laços estreitos de relação”.

A última mensagem enviada pela nova presidente foi sobre a função de notário, um cargo que deve transcender a vida. “Nosso notariado, com capacidade e inteligência suficientes tem muito a dizer a problemas como clima, a quem não tem terra, a problemas fronteiriços e do mundo. Devemos trabalhar unidos, somos pessoas com a mesma vocação. Temos uma mesma energia sob tutela de uma instituição (UINL) que nos protege e nos guia para que sigamos fortalecidos a serviço da sociedade”.