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Paraná Centro – Tabelião do Cartório de Notas de Pitanga implanta novos serviços

Desde fevereiro desse ano, o Cartório de Notas de Pitanga está sob a responsabilidade do tabelião Marcos Vinícius Pacheco Aguiar, aprovado no concurso público de 2018 e, junto com a esposa Viviane Toloti Aguiar, veio de Rosana, interior de São Paulo, para atender a população do município. “Logo após minha aprovação, saímos em visita para conhecer os cartórios, passamos por Pitanga, gostamos da cidade e optamos por ficar aqui”, cita o tabelião.

Desde que assumiu o serviço notarial na cidade, o casal implantou uma série de novidades que não estavam disponíveis para a população. Além de dobrar o número de funcionários, houve um grande investimento na informatização, com a melhoria da estrutura de rede de informática e novos mobiliários. A primeira mudança percebida pelos usuários foi a ampliação do horário de atendimento, das 8h30 às 17h00, sem parada para o almoço, como acontecia até o final do ano passado. “Inclusive, esse é um dos horários mais utilizados pela população”, cita Marcos Aguiar.

O tabelião explica que o cartório de notas lavra escrituras de negócios jurídicos, como lavratura de escrituras públicas de compra, venda e doação. Os cartórios também são autorizados a fazer inventário e partilha, divórcio, separação, declarações e dissolução de união estável. Além de ata notarial, reconhecimento de firma de venda de veículo e autenticação de documentos.

O novo tabelião também realizou a implementação de uma série de serviços que não existiam, como o apostilamento de HAIA. “Quando você vai utilizar um documento nacional, fora do Brasil, era necessário fazer o reconhecimento da função, assinatura e autenticidade. Anteriormente era preciso fazer esse serviço de apostilamento no Ministério das Relações Exteriores. Hoje, basta ir até o cartório e fazemos a verificação da autenticidade desse documento, que, inclusive, pode ser feito de forma digital”, explica. 

Outra novidade implementada é a escritura eletrônica, procuração eletrônica, a autenticação de documentos digitais. 

O cartório de Pitanga também realiza a autorização eletrônica de viagem, que pode ser feita pelo celular e até mesmo fora do horário de atendimento do cartório.

“Todos os serviços do cartório podem ser feitos de forma eletrônica, o reconhecimento de firma, por exemplo, é concluído em 40 segundos; após o pagamento, o reconhecimento volta para o seu documento assinado, e a pessoa pode imprimir e transformar o documento em físico”. Outros exemplos de serviços que podem ser feitos de forma eletrônica são a procuração, autenticação e escrituras de todas as modalidades.

Feedback

Marcos Aguiar destaca que o retorno da população ao atendimento prestado pelo cartório de notas tem sido muito positivo. “Desde que assumimos, as pessoas têm elogiado as mudanças que ocorreram na estrutura física e no aumento do número de pessoas que atendem o público e isso tem possibilitado agilidade nos serviços”, cita o tabelião.

Ele destaca que tem realizado a digitalização do acervo e procurado agilizar a liberação dos inventários, que antes demoravam cerca de três a quatro meses e, hoje, com todos os documentos corretos dentro do processo, demora entre cinco e seis dias. “Apesar de toda a gestão e responsabilidade civil e administrativa ser minha, eu presto um serviço público e acredito que o tabelião precisa estar disponível para a população, 24 horas por dia; já atendi muitas situações de pessoas adoentadas que precisavam fazer o testamento com urgência ou mesmo o plantão do atestado de óbito e precisamos sempre estar disponíveis para o atendimento ao público”, frisa.

Fonte: Paraná Centro