carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Presidente da UINL fala sobre novas tecnologias a serviço da função notarial durante a pandemia de Covid-19

No contexto da crise mundial da saúde em Covid-19, a Presidente Cristina N. Armella, em nome da União Internacional dos Notários, envia a seguinte mensagem a todos os notariados membros e parceiros da UINL:

“Prezados, 

No final de abril de 2020, a pandemia de Covid-19 continua sendo uma realidade inegável. 

Reitero minha solidariedade com todos os notários do mundo e suas organizações nacionais durante este período crítico. 

Nossa União continua sua atividade por meio de visitas virtuais e trocas eletrônicas. Nossas comissões e grupos de trabalho estão trabalhando para cumprir seus planos de ação. 

Esse período de pandemia está, sem dúvida, gerando grandes dificuldades para a atividade notarial em todo o mundo, mas também está nos levando a refletir sobre novos cenários, com o uso de ferramentas de comunicação remota. 

Expressamos o desejo de que todos os Notariados Membros embarquem no caminho da transição digital, de maneira segura e respeitando os princípios fundamentais do Notariado Latino.

Os meios tecnológicos são ótimas ferramentas para os notários no exercício de suas funções, desde que sejam controlados e permitam que os notários cumpram seu dever de qualificar a capacidade e o discernimento das partes, respeitando o sigilo profissional e a proteção dos dados dos usuários. 

Os notários, em suas funções de serviço público, devem garantir segurança jurídica na prestação de consentimento pelas partes, identificá-las e controlar a legalidade; elas são as únicas pessoas responsáveis ​​por esse controle e a autenticação requer sua intervenção além de meios informatizados.  

Trata-se, portanto, de usar novas tecnologias de plataformas seguras como instrumento a serviço de nossa função, de acordo com os princípios fundamentais do Notariado Latino. 

“Inovar sem perder a essência”

Com os melhores cumprimentos, 

Dra. Cristina N. Armella
Presidente da União Internacional dos Notários “