carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Presidente do CNB/CF apresenta a plataforma e-Notariado em live da CGJ/RO

Presidente do CNB/CF apresenta a plataforma e-Notariado em live da CGJ/RO

Transmissão ao vivo foi organizada pela Corregedoria Geral de Justiça de Rondônia e realizada pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia nesta quinta-feira (21.10)

A presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, Giselle Oliveira de Barros, participou na manhã desta quinta-feira (21/10) do Encontro de Notários(as) e Registradores(as) de Rondônia, evento organizado pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ/RO) e realizado pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). Em uma palestra transmitida ao vivo pelo canal da Emeron no YouTube, Giselle apresentou a plataforma e-Notariado e comentou sobre a revolução digital dos tabelionatos de notas nos últimos 16 meses.

Giselle citou alguns dos provimentos estaduais que foram publicados antes do Provimento nº 100/2020 do CNJ e já mostravam o “comprometimento do notariado com a continuidade dos serviços mesmo durante a pandemia e a quarentena que impôs obstáculos de mobilidade a muitas pessoas”, o que reforça também a essencialidade da atividade notarial no país. A presidente então apresentou alguns dos números que compõem o e-Notariado, como os mais de 140 mil atos já realizados pela plataforma e as quase 800 mil páginas autenticadas digitalmente pelo módulo de Autenticação de Documentos (CENAD), como indício da grande e crescente adesão de cidadãos e tabeliães das 27 unidades federativas do país ao ambiente virtual dos notários.

Em seguida a presidente demostrou o funcionamento dos módulos que foram introduzidos à plataforma ao longo de 2020 e 2021, como a Autenticação Eletrônica de Viagem, o primeiro documento nato-digital dos tabelionatos brasileiros, e o módulo de Cadastro Único de Clientes que reúne dados de usuários das serventias a fim de prevenir e combater crimes de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. “Também cito com muito orgulho o mais recente módulo introduzido no e-Notariado: o Reconhecimento de Firma por Autenticidade, que utiliza-se da segurança da plataforma para realizar o ato em documento físico por meio do uso de videoconferência para confirmação de identidade das partes”.

Giselle encerrou a live e agradeceu pela dedicação e trabalho dos notários rondonienses que mantiveram seus atendimentos mesmo durante a pandemia e que tão bem representam o estado. “Espero que cada vez mais haja adesão e usuários do e-Notariado em Rondônia e no Brasil inteiro, agregando ainda mais a essa plataforma viva e em constante evolução graças ao suporte dos tabeliães”. A live está disponível no canal da Emeron no YouTube. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=e6Tbb8epIIM