carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Tabelião mineiro e tabeliã paranaense integrarão Universidade Mundial do Notariado

Na edição de 2024 da Universidade Mundial do Notariado, o Brasil será representado por dois notários: Victor Frois, de Minas Gerais, e Camila Costa, do Paraná. Selecionados após uma criteriosa avaliação de currículos de candidatos de todo o país pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), ambos têm a missão de levar a excelência notarial brasileira para o cenário internacional e trazer de volta as melhores experiências do Direito Notarial ao redor do mundo. A edição deste ano ocorrerá na cidade de Paris/França, ao mesmo tempo que a cidade receberá os Jogos Olímpicos.

Este ano, o programa de capacitação abordará o tema “Respeito às Políticas Públicas: Missão essencial do Notariado, desafios para o Notário”, dividido em quatro módulos principais: Família, Pessoa, Imóvel e Sucessões. Cada módulo será apresentado por especialistas renomados no campo do direito notarial, provenientes de diversas partes do mundo, incluindo professores da Argentina, Canadá, Bélgica e França. A diversidade de instrutores não só enriquece o programa como também oferece uma perspectiva global sobre os desafios e responsabilidades enfrentados pelos notários na atualidade.

Tabeliã do Serviço Distrital do Tatuquara, em Curitiba/PR, Camila Costa tem 34 anos e se diz ansiosa “para mergulhar na 12ª Edição da Universidade Mundial do Notariado, onde espero absorver conhecimento valioso e conectar-me com colegas de todo o mundo para enriquecer minha prática notarial”, disse.

Victor Frois, de 33 anos, é titular do 2º Tabelionato de Notas de João Pinheiro/MG e explica a “participação no curso de formação acadêmica será uma oportunidade ímpar de compartilhar experiências profissionais, assimilar e comparar o tratamento de matérias relevantes ao notário latino pela legislação estrangeira e, sobretudo, discutir soluções e ideias de aprimoramento do sistema e da estrutura do notariado, ante as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas. Anseio, igualmente, por compartilhar com outras delegações as boas práticas desenvolvidas pelo notariado brasileiro, notadamente, com a implementação e o desenvolvimento do e-Notariado, destacando suas aptidões para lavrar atos notariais eletrônicos, de forma funcional, prática e segura”, concluiu.

Frois e Costa terão a oportunidade de participar por videoconferências de estudos ao longo do primeiro semestre de 2024, além de um encontro presencial em Roma, na Itália, marcado para julho. “Essa experiência não apenas contribuirá para o seu desenvolvimento profissional, mas também promoverá o intercâmbio de conhecimentos e práticas notariais entre os participantes de diferentes países”, explica a presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira de Barros.

Giselle expressou orgulho pela seleção de Frois e Costa, ressaltando a importância de sua participação engajada e produtiva nos encontros da entidade. “A expectativa é que ambos tragam novas perspectivas e inspirações para o notariado brasileiro, reforçando a importância do respeito às políticas públicas no exercício de suas funções. A comunidade notarial do Brasil acompanhará de perto a jornada de Frois e Costa, antecipando os insights e aprendizados que eles compartilharão após esta imersão internacional. Com isso, reafirma-se o compromisso do Brasil com a excelência e a inovação no campo notarial, destacando-se no cenário global”, disse.