carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

TJ/AL: Servidores do Nupemec participam de curso de mediação e conciliação

Capacitação, realizada em parceria com Esmal, irá qualificar servidores para lidar com conflitos e ajudar as partes a chegarem a soluções pacíficas

Nesta segunda-feira (10), o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) deu início à quinta edição do curso de capacitação, formação e aperfeiçoamento de mediadores e conciliadores. Seguindo as diretrizes previstas pela Resolução n. 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Política Nacional de Conciliação, o programa de qualificação é pautado pelo uso de metodologias ativas de aprendizagem, e tem como objetivo ampliar o leque de ferramentas para lidar com situações de impasse, compreender sua dinâmica e conduzir as partes a uma solução que atenda aos interesses de pacificação social através da autocomposição. A capacitação está sendo realizada em pareceria com a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

Consteladora familiar, a juíza Juliana Batistela ministrou a primeira aula e destacou a importância da promoção de cursos com esse viés para o sucesso das audiências de conciliação. “O bom desempenho de um conciliador em uma audiência depende da sua formação e experiência. Atualmente, por exemplo, percebemos que alguns resultados negativos são fruto da falta de instrução e conhecimento de técnicas específicas que são fundamentais para o exercício da função”, explicou.

Profissionais de todas as áreas do conhecimento, com enfoque para os graduados em Direito, Economia, Psicologia, Sociologia, Administração, Pedagogia e áreas afins que lidam com relações humanas, estão participando do curso. Com um cronograma de aulas teóricas que segue até a próxima sexta-feira (14), a capacitação ainda contará com a participação dos juízes André Gêda e Cláudio Lopes, das conciliadoras e mediadoras Marizângela Melo e Rita Régis, e da supervisora-geral do Numepec Moacyra Rocha.

Ansiosa para se aprofundar no estudo das técnicas de mediação e conciliação, a estagiária do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CJUS), Juliana Gonçalves, revelou que o primeiro dia de curso já fez com que ela mudasse alguns conceitos. “Depois do primeiro debate que tivemos, já comecei a enxergar algumas coisas de uma forma diferente. Fiquei muito feliz por estar participando porque vou poder atuar com mais certeza e clareza, colocando em prática tudo o que me passarem ao longo da capacitação”, afirmou.

Para a advogada Naiara Rabelo, que irá atuar no novo Cejusc instalado na Comunidade Espírita Nosso Lar, a expectativa é que a experiência seja muito enriquecedora. “A formação vai ser de fundamental importância para que possamos resolver os embates sem, necessariamente, ingressar com ação judicial. Isso vai contribuir para desafogar o judiciário, que vai ter uma demanda menor, e também vai ser benéfico para a sociedade como um todo”, disse.

Etapa prática
A segunda etapa da qualificação será prática e deve acontecer entre os dias 7 de janeiro e 5 de agosto de 2019. Nesse período, os participantes devem cumprir 60 horas de estágio supervisionado no CJUS, sempre acompanhados de um supervisor experiente. Os cursistas irão atender casos reais de acordo com a pauta de audiências de conciliação e mediação do CJUS, aplicando o aprendizado teórico obtido durante esta semana. Essa etapa é imprescindível para a obtenção do certificado de conclusão do curso, o que habilita o mediador ou conciliador formado pela Esmal a atuar no Poder Judiciário.

Fonte: TJ/AL