carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

TJ/RN: TJ/RN discute parceria com UFRN e USP sobre projetos de gestão de dados públicos

Nesta quarta-feira (25), pela manhã, o Tribunal de Justiça Potiguar firmará parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e com a Universidade de São Paulo (USP) para desenvolver projetos de gestão de dados públicos, a partir de um mapeamento da transparência no Poder Judiciário potiguar. As instituições assinarão um convênio para a realização do estudo e implantação de projetos pioneiros na Justiça norte-rio-grandense.

O TJRN será o primeiro entre os tribunais estaduais do Brasil na questão da transparência de dados. A servidora da Secretaria de Gestão Estratégica do Tribunal, Adriana Carla é a responsável pelo projeto. Ela explicou que a parceria busca gerar diretrizes para fomentar a inovação na área da transparência pública.

“O que queremos trazer para o Tribunal é o processo de inovação, de transparência pública, como cumprimento a alguns imperativos legais que têm que ser cumpridos constitucionalmente, a exemplo da Lei de Acesso a Informação, essa é uma das válvulas propulsoras, a obrigatoriedade de trazer à tona a estruturação de informações e dados para o âmbito da instituição”, salientou a servidora.

O convênio será assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Expedito Ferreira, e por professores representantes das instituições de ensino relacionadas aos projetos a serem desenvolvidos.
 
Fonte: TJ/RN