carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

UINL confirma a indicação de quatro tabeliães brasileiros para a Universidade do Notariado Mundial 2020

UINL confirma a indicação de quatro tabeliães brasileiros para a Universidade do Notariado Mundial 2020

O Brasil terá quatro notários participando da próxima edição da Universidade do Notariado Mundial, Jean-Paul Decórps, coordenada pela União Internacional do Notariado (UINL). Indicados pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, os tabeliães participarão da edição 2020, que terá um formato excepcional, devido a situação de crise mundial de saúde.

A formação neste ano será realizada totalmente de forma remota, com aulas à distância, módulos de estudo pré-preparados para o formato de videoaula e apresentações de webinar. Representam o País na Universidade Mundial, os notários Marla Dayane Silva Camilo, tabeliã do 4º Ofício de Notas de Vitória, Espírito Santo; Katherine Scherer Clarinda, tabeliã da Escrivania de Paz de Bocaína do Sul, Santa Catarina; Laís Mendonça de Toledo, tabeliã do Ofício de Registro Civil com Notas de Pirajuba, Minas Gerais e Rafael Gil Cimino, 3º Tabelião de Notas e Protesto de São Vicente, São Paulo.

Os quatro selecionados farão parte de grupos de estudos de língua inglesa, espanhola e francesa e apresentarão os trabalhos desenvolvidos no curso no Congresso Internacional trienal da UINL. O ciclo de treinamento é desenvolvido em torno de um tema transversal e em toda a legislatura (2020-2022) através de quatro módulos: a pessoa, a família, o patrimônio, as sucessões. No desenvolvimento dos temas também será feita referência à alteração das vidas e ao isolamento forçado pela crise de saúde, em particular o uso de novas tecnologias no notariado e a circulação de documentos notariais de forma virtual.

Para Katherine Scherer Clarinda, “participar do evento promovido pela UINL, consolida a busca do aperfeiçoamento da atividade notarial. Esse evento é de suma importância para a integração entre os países, proporcionando a troca de experiências, o crescimento conjunto da função notarial, além do fortalecimento da classe”.

Laís Mendonça de Tole  diz estar “muito feliz com esta incrível oportunidade de conhecer os vieses do notariado no mundo. Com certeza será um divisor de águas na minha trajetória junto ao notariado”.

Rafael Gil Cimino vê a seleção e possibilidade de participação da Universidade com grande honra. “Será abordado o tema da atuação do notário frente ao contexto de pandemia global. Acredito que o intercâmbio de conhecimento e cultura entre notários do mundo inteiro contribuirá para a elaboração de excelentes resultados práticos para um momento tão delicado, com resultados práticos de aprimoramento de tecnologias de acessibilidade ao nosso serviço, que é essencial, pois é promotor de justiça preventiva”, conclui.