carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

União Internacional do Notariado inicia reuniões institucionais na Indonésia

No último domingo (24), foram iniciadas as Reuniões Institucionais da União Internacional do Notariado (UINL), no hotel Fairmont, em Jacarta, na Indonésia. Os encontros antecedem o 29º Congresso Internacional dos Notários, que será realizado entre os dias 27 a 30 de novembro, também na capital da Indonésia. Notários de vários países estiveram reunidos para debater o futuro da UINL, bem como do notariado do tipo latino, e com o principal objetivo da resolução de conflitos e união dos membros de todos os países.

As Comissões lidam com tópicos notariais do ponto de vista técnico e jurídico, e são divididas em continentais: Comissão de Assuntos Africanos, Comissão de Assuntos Americanos, Comissão de Assuntos Europeus e Comissão de Assuntos Asiáticos; e intercontinentais: Comissão Internacional de Cooperação Notarial, Comissão Consultiva, Comissão de Temas e Congressos, Comissão Notarial de Seguridade Social, Comissão Notarial de Deontologia e Comissão de Direitos Humanos.

Para iniciar os trabalhos, a Comissão de Cooperação Notarial Internacional (CCNI) reuniu-se com os representantes da Áustria, Japão, Lituânia, Senegal, França, Alemanha, Costa do Marfim, Ilhas Maurício, e Canadá. Simultaneamente, ocorreu a Comissão Consultiva (CC), com a participação dos membros da Argentina, Camarão, Japão, Suíça, Togo, Vietnã, França, Alemanha, Honduras e México; e a Oficina Notarial Permanente de Intercâmbio Internacional (ONPI), com representantes da Argentina, Japão, Vietnam, Líbano e Marrocos.

No período da tarde, além da continuação da CCNI, foi realizado o Conselho de Supervisão Financeiro (CSF).

UINL

A União Internacional dos Notários é uma organização não governamental, que tem como objetivo promover, coordenar e desenvolver a função e as atividades dos notários em todo o mundo.

Os principais objetivos da UINL são: promover e aplicar os princípios fundamentais do sistema notarial de direito civil e os princípios da deontologia notarial; representar o notariado e cooperar com organizações internacionais; colaborar com órgãos nacionais e autoridades institucionais em todos os países; estudar o direito no campo das atividades notariais e cooperar para harmonizar as legislações nacionais em nível internacional; promover, organizar e desenvolver treinamento vocacional e apoiar trabalhos científicos no campo notarial; estudar e reunir sistematicamente legislação sobre a instituição notarial de direito civil; e promover congressos, conferências e reuniões internacionais.

29º Congresso Notarial

Durante o 29º Congresso Internacional de Notários, que será realizado em Jacarta, na Indonésia, entre os dias 27 e 30 de novembro, serão abordados temas de extrema relevância aos notários de todo o mundo.

Para os debates, o evento foi dividido em dois temas: o primeiro, sobre a validade dos princípios notariais no século atual; o segundo, voltado para o notário e a pessoa natural.

Fonte: Departamento Internacional do Colégio Notarial do Brasil