Responsabilidade Socioambiental

Hoje ligamos a televisão e surpreende a quantidade de mensagens, principalmente de bancos, que fala em modo de vida sustentável e responsabilidade socioambiental. Isto é muito bom, e indica que as grandes corporações já avaliam que as pessoas percebem nestes valores características importantes e relevantes para sua vida cotidiana.

A própria expressão socioambiental resume a concepção que explicita. Significa realizar atividades empresariais de forma sustentável, para dar continuidade aos negócios, prosperar a longo prazo e agregar valor nas ações.

Significa ter cuidados e atenção com todas as partes interessadas, desde a forma sustentável de produzir, passando por meio ambiente, governos, comunidades, funcionários, clientes, fornecedores e consumidores.

A responsabilidade socioambiental tem diferentes conceitos para as organizações, mas um eixo comum que traduz a busca da construção de uma sociedade mais justa e próspera. Isto é realizado através de projetos sociais e ações de cidadania, que envolvem a prestação de serviços voluntários, aplicação de recursos em preservação ambiental e patrocínio de projetos sociais.

Segundo o Instituto Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, a empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente) e de conseguir incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando considerar as demandas de todos e não apenas dos acionistas ou proprietários.

A responsabilidade sociombiental corresponde a um compromisso de empresas que atuam na vanguarda, atendendo à crescente conscientização da sociedade, principalmente nos mercados mais maduros.

Significa revisar os modos de produção e os padrões de consumo vigentes de tal modo que o sucesso empresarial não seja alcançado a qualquer preço, mas considerando todos os impactos sociais e ambientais decorrentes da atuação da organização na fabricação dos produtos ou prestação de serviços, com os quais busca produzir valor agregado e remuneração aos investidores.

A responsabilidade socioambiental envolve investimentos sociais e ambientais realizados pelas organizações privadas e as induções, fomentos e transformações positivas que promovem nas comunidades onde as inversões ocorrem. Esse é o foco principal do projeto de certificação socioambiental lançado pelo CNB, promover educação ambiental e apoio social na prática.

Acreditamos que nossas ações de gestão de matéria prima, consumo e geração de resíduos, podem também promover o aprendizado sobre o tema nas famílias de cada indivíduo que trabalha direta ou indiretamente com os cartórios. Queremos fazer com que a atividade notarial seja também uma referência de responsabilidade nos aspectos ambientais e sociais.

Dessa forma acreditamos que o projeto de certificação socioambiental do CNB é um primeiro passo na busca por uma nova etapa em nossas atividades, uma etapa onde iremos consumir e descartar apenas o necessário, uma etapa onde iremos promover ações sociais em todo o país e iremos promover também o aprendizado sobre o tema.

 

 

 

Últimos posts

EXIBINDO 0 COMENTÁRIOS

  1. Marco disse:

    Uma ação com responsabilidade socioambiental estamos fazendo em nossa serventia. Em conjunto com a ACIS/AP(Associação Comercial, Industrial e Serviços de Antônio Prado), trimestralmente, plantamos um bosque de árvores nativas frutíferas, com o nome científico/vulgar da árvore e o nome completo e data de nascimento das crianças registradas no cartório do RCPN. Este bosque tem o nome de “São Francisco de Assis”, padroeiro da Ecologia, e está situado na sede campestra da ACIS/AP. Daqui a 20/30 anos essas crianças, já adultas, poderão vislumbrar naquele bosque a preocupação ambiental de seus ancestrais. Att. Ms. Marco Antonio Uberti Gonçalves, Oficial Registral Titular, Serviço Registral Público, comarca de Antônio Prado/RS.

  2. JOSÉ ANTONIO ORTEGA RUIZ disse:

    Excelente artigo Diego. Assunto recorrente em nossa atualidade. Interessante a ação desenvolvida pelo Marco Antonio, em conjunto com seus funcionários e a associação de sua Comarca. Realmente. Exemplo das atuais para as próprias gerações, que terão, se bem orientadas, a continuidade das futuras gerações. Quiçá, possa eu ter também uma boa idéia, pois participo desse projeto do CNB = (responsabilidade Socioambiental), mas confesso, que necessitaria de mais ideias, para poder “copiar”, já seria um bom começo. Um abraço – JOSÉ ANTONIO – Serventia Distrital de Amaporã-PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *