Fala muito!

Sim, como bom Corinthiano e Brasileiro, sou fã do Tite, mas nossa coluna não vai abordar o futebol! O aclamado WhatsApp será mais uma vez a estrela!

Já falamos do engenhoso aplicativo no artigo “Viúvos do WhatsApp”, no qual criticamos o uso imoderado do mesmo por boa parte da população. De lá para cá, novidades surgiram, dentre as quais a possibilidade de envio de mensagens de voz, o que estimulou a escrita dessas breves palavras.

Na verdade, o que incentivou de fato a presente abordagem, foi observar, em minhas relações cotidianas, como as pessoas estão dando uma equivocada utilização ao aplicativo, que serve para mensagens, e não para discursos.

O WhatsApp gerou uma grande preguiça coletiva, pois, ao invés das até então habituais ligações telefônicas, passou a tornar regra o envio de mensagens. O campo de utilização? O mais vasto e variado possível! Negócios fechados, relacionamentos iniciados e terminados, votos de parabéns em aniversários… “pra que ligar se posso escrever um zap zap” (hipocorístico ou apelido carinhoso do aplicativo)?

No entanto, escrever estava se tornando “muuuuito” cansativo… os dedos já não aguentavam mais! Eis que surge a evolução, com a possibilidade do envio de mensagens de voz. Quando a preguiça já parecia extrema, prova-se que ainda poderia aumentar, infelizmente.

O crucial problema das mensagens de voz é estarem se transformando verdadeiros discursos, de 3, 4, 5 minutos… considerável fatia desses minutos é composta por divagações, cujo conteúdo poderia ser resumido a 15 segundos. Mas a moleza de pensar para resumir é tanta, que se prefere sair falando o que “dá na telha”, e quem for escutar que arrume tempo para compilar!

Mantendo o viés notarial do trabalho, relevante a informação de que todo o conteúdo de mensagens de WhatsApp ou qualquer outro aplicativo, incluindo sons e imagens, poderão ser constatados por um Tabelião de Notas em uma ata notarial, constituindo robusto meio de prova, previsto no Código de Processo Civil (art. 384).

Últimos posts

EXIBINDO 2 COMENTÁRIOS

  1. JOSÉ ANTONIO ORTEGA RUIZ disse:

    TIRANDO O PRIMEIRO PARÁGRAFO, COM A PRIMEIRA LINHA, DR. ATHUR, PERFEITO. SEMPRE ATENTO E INOVADOR, E NOS INFORMANDO DE COISAS QUE REALMENTE MAIS ATRAPALHAM DO QUE AJUDAM, E AINDA SÃO PROVAS ROBUSTAS DA “IMATURIDADE” DE SEUS USUÁRIOS. ISSO NÃO É “PENICO”. HEEHEHEHE. ABRAÇOS (E A PROPÓSITO SOU SANTISTA) – JOSÉ ANTONIO ORTEGA RUIZ – TITULAR SERVIÇO REGISTRAL DE SANTA ISABEL DO IVAI-PR.

    1. Grande José Antonio!
      Obrigado pelas palavras! Fico feliz que tenha gostado do artigo! Ainda é tempo de mudar de time 🙂
      Forte abraço,
      Arthur.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *