Notariado: profissão do presente e do futuro?

O notariado é uma profissão do presente e do futuro. Li esta frase em um texto, e com ela concordo apenas parcialmente, pois para mim, trata-se de uma profissão do passado, do presente, e do futuro.

Do passado, porque o Poder Público confiou aos notários a tarefa de guardar e de zelar pela memória social.

O fluxo patrimonial de uma comunidade fica para sempre consignado nos livros notariais. Mas não apenas da vida econômica são os notários zeladores.  Atos personalíssimos, decisivos para a vida das pessoas, muitos deles irreversíveis, como é o caso da emancipação, do reconhecimento de paternidade e do divórcio, preenchem as páginas destes livros e constituem a história que se escreve dia após dia.

No presente, a profissão do notário determina seus rumos para o futuro. Daí a importância de refletir sobre questionamentos filosóficos básicos e fundamentais: "quem é", "de onde vem", e "para onde vai"  o notariado brasileiro. Reflexão que significa observar e criticar silenciosamente, pensar com profundidade o papel desempenhado pelo notário na sociedade hoje. O que se observa em diversos ambientes é o desconhecimento sobre estas questões básicas, relativas à origem do notário, a sua definição e a direção para qual ruma a profissão. Tal ignorância é perigosa e pode comprometer justamente o futuro da profissão.

Penso que o notariado é uma profissão do futuro, sim. Creio, porém, que cabe o notariado decidir hoje, quem ele quer ser amanhã, sob pena de outros por ele decidirem.Todas as decisões são tomadas no presente, e elas é que vão determinar o futuro. Os caminhos e as oportunidades são muitos.

Parabéns pelo dia internacional do notário!

 

Últimos posts

EXIBINDO 0 COMENTÁRIOS

  1. FLAVIO FISCHER disse:

    Cara doutora Karin. Hoje tu vivencias, no teu dia a dia, todos os nossos questionamentos. Ao te agradecer por esta mensagem também refiro o quanto tu, mais do que muitos exercentes de nossa atividade, reverencia, cultua e aposta num NOTARIADO FORTE E COESO EM NOSSO PAÍS. Oxalá consigamos contaminar os próprios colegas com esse verdadeiro espíritto notarial que professas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *